Alunas: Claudenice Tavares, Cleuza Beatriz Cavalcante, Edilainy Dolores, Juscelia Mota Figueredo e Keila Freitas.
PLANO DE AULA
EIXO
|
CAPACIDADE
|
1
|
1.1- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de
produção e circulação da escrita na sociedade.
1.2 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
|
3
|
3.3 – Desenvolver capacidades necessárias à leitura
com fluência e
compreensão.
3.3.1 – Identificar a finalidade e funções da
leitura, em função reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização
do texto.
3.3.2 – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função de seu
suporte, seu gênero e sua contextualização.
3.3.5 – Construir compreensão global do texto, unificando e
interrelacionando informações explícitas e implícitas, produzindo
inferências.
|
DISCIPLINA: Português
TURMA: 3º ano Ensino Fundamental
OBJETIVOS:
1- Identificar
o gênero de um texto.
2- Identificar a função social do texto.
3- Localizar informações implícitas e explícitas em um
texto.
RECURSOS:
·
Material
xerocado, quadro negro, giz, cola, tesoura.
DESENVOLVIMENTO:
- Entregar o texto para a turma e fazer uma leitura
oral e pedir que a turma acompanhe, silenciosamente.
- Fazer uma segunda leitura e pedir que a turma
acompanhe lendo oralmente.
- Fazer perguntas para a turma: de que o texto fala? È
uma história real ou imaginária? Quem é o autor do texto? Podemos confirmar que
o texto é uma fábula? Por quê?
- Registrar no cartaz nome do texto lido, o nome do
texto, seu gênero e sua finalidade.
AVALIAÇÃO:
·
Observar a
participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho.
·
Durante a preparação e a realização da
atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que
cada aluno está. Além de observar a interação entre a turma, o professor tem a
possibilidade de instigar o gosto pela leitura naqueles alunos que ainda não se
identificou com nenhum gênero textual.
Texto 1
Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é
andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante
não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus
filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns
borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça
especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os
meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três
monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da
coruja.
E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê? — disse esta admirada.
— Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam
nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em
pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª
edição.
CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais?
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.
06. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:
07 - Leia novamente o texto “A coruja e a águia” e
assinale as alternativas corretas
A) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um
ninho com:
a) dois filhotinhos
lindos c)
dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos
lindos d)três
filhotinhos horríveis
B) A coruja disse para a águia que seus
filhotes eram:
a) lindos e
tristes c)
lindos e alegres
b) alegres e
feios d)
feios e tristes
C) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não
os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos (c)
eles estavam dormindo
b) eles eram horríveis para a águia (d)
eles estavam piando muito alto
D) A moral “Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos
ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia
nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
E) A razão para a coruja considerar seus filhotes
muito bonitos é porque:
(a) era
cega (c) não enxergava
muito bem
(b) era muito convencida (d) era a mãe deles
F) Essa história trata especialmente de:
(a) incompreensão (b)
mentira (c) esperteza
(d) ingratidão
G) Esse texto é:
(a) uma poesia (b) Texto informativo (c)
um conto de fadas (d) uma fábula
8)
PARA CASA: Pesquisar a Bibliografia
do autor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem um recadinho!!