Jeitinho de Professora: Estágio Supervisionado

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Estágio Supervisionado

Alunas: Claudenice Tavares, Cleuza Beatriz Cavalcante, Edilainy Dolores, Juscelia Mota Figueredo e Keila Freitas.
  

PLANO DE AULA

EIXO
CAPACIDADE

         1

1.1- Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade.
1.2 - Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
        


          3

3.3 – Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e
compreensão.
3.3.1 – Identificar a finalidade e funções da leitura, em função reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
3.3.2 – Antecipar conteúdos de textos a serem lidos em função de seu suporte, seu gênero e sua contextualização.
3.3.5 – Construir compreensão global do texto, unificando e interrelacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferências.

DISCIPLINA: Português

TURMA: 3º ano Ensino Fundamental

OBJETIVOS:
 1- Identificar o gênero de um texto.
2- Identificar a função social do texto.
3- Localizar informações implícitas e explícitas em um texto.

RECURSOS:
·         Material xerocado, quadro negro, giz, cola, tesoura.

DESENVOLVIMENTO:
- Entregar o texto para a turma e fazer uma leitura oral e pedir que a turma acompanhe, silenciosamente.
- Fazer uma segunda leitura e pedir que a turma acompanhe lendo oralmente.
- Fazer perguntas para a turma: de que o texto fala? È uma história real ou imaginária? Quem é o autor do texto? Podemos confirmar que o texto é uma fábula? Por quê?
- Registrar no cartaz nome do texto lido, o nome do texto, seu gênero e sua finalidade.

AVALIAÇÃO:
·         Observar a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho.
·         Durante a preparação e a realização da atividade é possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno está. Além de observar a interação entre a turma, o professor tem a possibilidade de instigar o gosto pela leitura naqueles alunos que ainda não se identificou com nenhum gênero textual.


Texto 1 



Coruja e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta de guerra — disse a coruja.
— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
— Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também eu não quero outra coisa.
— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
— Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
— Está feito! — concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê? — disse esta admirada.
— Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

Moral da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
                                                         Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.



CONSTRUINDO O SENTIDO DO TEXTO

01. Quem são os personagens principais? 

02. A fábula tem algumas características especiais. Quais são elas?

03. Como a coruja descreveu seus filhotes?

04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?

05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as pessoas perceberem as outras. Explique.

06. Transcreva uma fala de cada personagem do texto:

07 - Leia novamente o texto “A coruja e a águia” e assinale as alternativas corretas

A) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um ninho com:
a) dois filhotinhos lindos                           c) dois filhotinhos horríveis
b) três filhotinhos lindos                           d)três filhotinhos horríveis

B)  A coruja disse para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes                                              c) lindos e alegres
b) alegres e feios                                               d) feios  e tristes

C) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos                 (c) eles estavam dormindo   
b) eles eram horríveis para a águia     (d) eles estavam piando muito alto

D) A moral “Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.

E) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito bonitos é porque:
(a) era cega                                          (c) não enxergava muito bem
(b) era muito convencida                     (d) era a mãe deles
   
F) Essa história trata especialmente de:
(a) incompreensão   (b) mentira         (c) esperteza         (d) ingratidão

G) Esse texto é:
(a) uma poesia  (b) Texto informativo   (c) um conto de fadas  (d) uma fábula

8) PARA CASA: Pesquisar a Bibliografia do autor.
                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um recadinho!!