Jeitinho de Professora

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


PLANO DE AULA: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DA ARTE

ESCOLA: Estadual Manoela Farias Soares
ROTEIRO DE PLANO DE AULAS -                                   1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PERÍODO: 03/10/2013 à 05/10/2013
ACADÊMICAS: CLAUDENICE TAVARES ABADIA, CLEUZA BEATRIZ C. SOARES, EDILAINY DOLORES DA SILVA, JUSCELIA MOTA FIGUEIREDO DA SILVEIRA, KEILA FREITAS.
  
DISCIPLINA
EIXO
CAPACIDADE
CONTEÚDO
SEQUENCIA DIDÁTICA
RECURSOS MATERIAIS
AVALIAÇÃO
Arte
1- Artes Visuais
1.1- Reconhecer em objetos, em paisagens artificiais características expressivas das artes visuais.
Ø  Biografia de Romero Brito;
Ø  Características expressivas presentes nas obras de Romero Brito: pinturas, desenhos;
Ø  Elementos básicos: textura, forma, cores;
Ø  Percepção das variações de cores, texturas, formas e luminosidade.

1- Apresentação do artista estudado (biografia e obras): Romero Brito.
2- Destacar pontos relevantes e marcantes das obras: cores fortes e marcantes, técnica de pintura “neopop” (pintura chapada com contorno preto), policromia, formas destacadas nas obras (triângulos, retângulos, círculos), traço quase infantil, outros.
3- Mostrar, no data show, diversas obras do pintor apontando as características trabalhadas anteriormente.
4- Apresentar a proposta de confecção de cofres enfeitando-os com as obras do artista.
5- Trabalhar o consumo consciente através da reutilização de embalagens vazias (potes metálicos com tampa plástica).
6- Entregar a cada aluno uma folha com o molde da lata e com desenhos das obras estudadas.
7- Pedir para cada aluno colorir , através da policromia, sua obra dando vida conforme criatividade individual.
8- Conscientiza-los de estão fazendo uma releitura.
9- Pedir para que cada aluno faça o corte da obra e cole-as na lata.
10- Passar papel contact para que o desenho dure mais tempo.
11- Incentivar aos alunos o valor em se poupar dinheiro para que eles mesmos possam comprar algo no fim do ano.
12- Pedir para que cada aluno exponha oralmente o que aprenderam com os trabalhos e o que mais gostaram nas obras do artista.
Ø  Data show;
Ø  Quadro negro;
Ø  Giz;
Ø  Latas com tampas plásticas (sustagen kids, mucilon, etc.);
Ø  Cola;
Ø  Tesoura sem ponta;
Ø  Lápis de cor;
Ø  Material xerocado; papel contact.
Ø  Contínua
Ø  Cumulativa
Ø  Processual e transformadora
Ø  Participação nas aulas
Ø  Organização
1.2- Experimentar, selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas a fim de expressar e comunicar em artes visuais.
Ø Estudo das cores (cores primárias, secundárias, terciárias), suas diversas representações.

1.3- Criar e recriar produções de artes visuais, a partir de estímulos diversos tais como: a ação, a emoção, a observação de modelos naturais e artificiais e apreciação de obras de arte.
Ø Seleção, manipulação e utilização de:
- suportes: referências bibliográficas, visuais e audiovisuais.
materiais: papeis, metais, plásticos, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura e outros.
- técnicas artísticas: desenho, lápis de cor, impressão de folhas, colagens com papel, fitas e outros.

1.4- Apreciar suas produções visuais e as dos colegas por meio de observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
Ø Contato sensível com obras produzidas para identificar através da observação, leitura e análise: características, técnicas e procedimentos artísticos presentes nelas (título, elementos utilizados como: linha, forma, cor e textura), autor.
1.5- Desenvolver habilidades de elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências vivenciadas.
Ø Registro das experiências vivenciadas através dos seguintes instrumentos e recursos:
- Trabalhos artísticos (desenhos, objetos, ilustrações);
- Relatos (orais ou escritos) do aprendizado e impressões.

Deixamos aqui alguns exemplos de trabalhos confeccionados por nós... 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um recadinho!!