- 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO
DE AULA
ESCOLA:
Estadual
Manoela Farias Soares
ROTEIRO
DE PLANO DE AULAS - CICLO
COMPLEMENTAR
PERÍODO:
03/10/2013
à 05/10/2013
DISCIPLINA
|
EIXO
|
CAPACIDADE
|
CONTEÚDO
|
SEQUENCIA
DIDÁTICA
|
RECURSOS
MATERIAIS
|
AVALIAÇÃO
|
Arte
|
1-
Artes Visuais
|
1.1- Reconhecer em
objetos, em paisagens artificiais características expressivas das artes
visuais.
|
Ø Biografia
de Romero Brito;
Ø
Características expressivas presentes nas
obras de Romero Brito: pinturas, desenhos;
Ø Elementos
básicos: textura, forma, cores;
Ø Percepção das
variações de cores, texturas, formas e luminosidade.
|
1- Apresentação
do artista estudado (biografia e obras):
Romero Brito.
2- Destacar
pontos relevantes e marcantes das obras: cores fortes e marcantes, técnica de
pintura “neopop” (pintura chapada com contorno preto), policromia, formas
destacadas nas obras (triângulos, retângulos, círculos), traço quase
infantil, outros.
3- Mostrar, no
data show, diversas obras do pintor apontando as características trabalhadas
anteriormente.
4- Apresentar a
proposta de confecção de cofres enfeitando-os com as obras do artista.
5- Trabalhar o
consumo consciente através da reutilização de embalagens vazias (potes
metálicos com tampa plástica).
6- Entregar a
cada aluno uma folha com o molde da lata e com desenhos das obras estudadas.
7- Pedir para
cada aluno colorir , através da policromia, sua obra dando vida conforme
criatividade individual.
8-
Conscientiza-los de estão fazendo uma releitura.
9- Pedir para
que cada aluno faça o corte da obra e cole-as na lata.
10- Passar papel
contact para que o desenho dure mais tempo.
11- Incentivar
aos alunos o valor em se poupar dinheiro para que eles mesmos possam comprar
algo no fim do ano.
12- Pedir para
que cada aluno exponha oralmente o que aprenderam com os trabalhos e o que
mais gostaram nas obras do artista.
|
Ø Data show;
Ø Quadro negro;
Ø
Giz;
Ø Latas com
tampas plásticas (sustagen kids, mucilon, etc.);
Ø
Cola;
Ø Tesoura sem
ponta;
Ø Lápis de cor;
Ø Material
xerocado; papel contact.
|
Ø Contínua
Ø
Cumulativa
Ø Processual e
transformadora
Ø Participação
nas aulas
Ø
Organização
|
1.2- Experimentar,
selecionar e utilizar diversos suportes, materiais e técnicas artísticas a
fim de expressar e comunicar em artes visuais.
|
Ø Estudo
das cores (cores primárias, secundárias, terciárias), suas diversas
representações.
|
|||||
1.3- Criar e
recriar produções de artes visuais, a partir de estímulos diversos tais como:
a ação, a emoção, a observação de modelos naturais e artificiais e apreciação
de obras de arte.
|
Ø Seleção,
manipulação e utilização de:
- suportes:
referências bibliográficas, visuais e audiovisuais.
– materiais:
papeis, metais, plásticos, lápis de cor, giz de cera, cola, tesoura e
outros.
- técnicas artísticas: desenho,
lápis de cor, impressão de folhas, colagens com papel, fitas e outros.
|
|||||
1.4- Apreciar suas
produções visuais e as dos colegas por meio de observação, narração,
descrição e interpretação de imagens e objetos.
|
Ø Contato
sensível com obras produzidas para identificar através da observação, leitura
e análise: características, técnicas e procedimentos artísticos presentes
nelas (título, elementos utilizados como: linha, forma, cor e textura), autor.
|
|||||
1.5- Desenvolver
habilidades de elaborar registros pessoais para a sistematização das
experiências vivenciadas.
|
Ø Registro
das experiências vivenciadas através dos seguintes instrumentos e recursos:
- Trabalhos artísticos (desenhos, objetos, ilustrações);
- Relatos (orais ou escritos) do aprendizado e impressões.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem um recadinho!!