Jeitinho de Professora: Alfabetização e letramento

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Alfabetização e letramento

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PENSANDO UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

As crianças, desde muito cedo, convivem com a língua oral em diferentes situações: os adultos que as cercam falam perto delas o com elas. A linguagem ocupa, assim, um papel central nas relações sociais vivenciadas por crianças e adultos. Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade, vivenciando tais situações, as crianças aprendem a falar muito cedo e, quando chegam ao ensino fundamental, salvo algumas exceções, já conseguem interagir com autonomia. Na instituição escolar, portanto, elas ampliam suas capacidades de compreensão e produção de textos orais, o que favorece a convivência delas com uma variedade maior de contextos de interação e a sua reflexão sobre as diferenças entre essas situações e sobre os textos nelas produzidos.
                              O mesmo ocorre em relação à escrita. As crianças e os adolescentes observam palavras escritas em diferentes suportes como placas, outdoors, rótulos de embalagens, escutam histórias lidas por outras pessoas, etc. Nessas experiências culturais com práticas de leitura e escrita, muitas vezes mediadas pela oralidade, meninos e meninas vão se constituindo como sujeito letrado.
Aprende-se a ler e escrever à medida que se alfabetiza ao longo da vida e adquire experiência nas diversas situações sócio-comunicativas. Além de se desenvolverem pessoalmente com experiências e aprendizados, os diferentes ambientes letrados se desenvolvem historicamente.
Alfabetizar significa orientar o aluno para o domínio da técnica da escrita e da leitura – apropriação do sistema alfabético e ortográfico, aquisição do sistema de codificação de fonemas e decodificação de grafemas. Letrar significa envolve-lo nas práticas sociais de leitura e de escrita. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado: Alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever; Letrado é aquele que, além de ler e escrever,  tem o hábito, as habilidades e o prazer pela leitura e pela escrita de vários gêneros literários, em diferentes portadores de textos, nos mais diversos e responde adequadamente às demandas sociais da leitura e da escrita. Alfabetização e Letramento se complementam. Deve-se alfabetizar letrando – ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
 A alfabetização e o letramento são fundamentos da educação e devem ser encarados como essenciais para que as crianças atinjam um nível satisfatório de compreensão do mundo. É isso que a alfabetização e o letramento fazem, além de demonstrar os signos símbolos, faz com que compreendamos o mundo em que vivemos.
A partir do letramento o aluno passa a ter um entendimento, uma leitura de mundo até então desconhecida, à medida que vai se aprofundando nesse letramento e naturalmente amadurecendo cronologicamente, descobre um universo contagiante e prazeroso, contribuindo para sua inserção social de forma gradativa e positiva.
Temos sempre que nos atender para a idade cronológica da criança. O seu universo é ainda restrito, portanto temos que respeitar o seu tempo. A alfabetização e o letramento são acontecimentos importantes que vão direcionar sua vida positivamente ou negativamente de acordo com a forma como foram introduzidas. Por isso, a responsabilidade o conhecimento e a capacidade de professor são decisivos para que o sucesso do aluno seja garantido.
“Alfabetizar letrando” é um desafio permanente. Implica refletir sobre as práticas e as concepções por nós adotadas ao iniciarmos nossas crianças e nossos adolescentes no mundo da escrita, analisarmos e recriarmos nossas metodologias de ensino, a fim de garantir, o mais cedo e da forma mais eficaz possível, esse duplo direito: de não apenas ler e registrar autonomamente palavras numa escrita alfabética, mas de poder ler-compreender e produzir os textos que compartilhamos socialmente como cidadãos.









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