Jeitinho de Professora

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), de Matemática, destacam quatro blocos de conteúdos: Espaço e Forma, Números e Operações, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação.
O bloco de conteúdos Espaço e Forma envolve noções de localização e representação do espaço e o estudo de formas na natureza e geométricas.
Desde que nasce, a criança passa por uma diversidade de experiências referentes aos espaços que a circundam e que terá de apreender para neles se localizar. Em situações cotidianas de interação com o espaço físico que a rodeia, ela vai desenvolver progressivamente noções de distância, de localização etc. No entanto, essas aprendizagens assistemáticas não são suficientes para resolver com êxito grande parte das situações referentes à localização espacial e, principalmente, aos modos de representar o espaço que foram socialmente produzidos. Os problemas matemáticos relacionados aos conhecimentos espaciais referem-se a uma representação do espaço e, portanto, não podem ser resolvidos apenas por meio de deslocamentos reais, sendo necessário apropriar-se das formas de representação do espaço.


2- DESENVOLVIMENTO

Plano de Aula

Nome da Escola: FINOM
Professoras: Claudenice Tavares Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva e Juscelia Mota F. da Silveira
Público Alvo: 5º Ano Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Disciplina: Matemática, Arte
Tema: Espaço e Forma
Tempo Estimado: Uma semana

Objetivo Geral
Trabalhar com o bloco “Espaço e Forma”, buscando aguçar no educando habilidades de localização e orientação de pessoas e ou objetos nos espaços cotidianos, a fim de fazer uma preparação para representações e identificação de figuras geométricas.

Objetivos específicos

  • Identificar a localização /movimentação de objeto em maquete, croquis e outras representações gráficas.
  • Desenvolver habilidade de identificar elementos em ilustrações mais elaboradas e percursos em plantas baixas com referencial diferente de sua própria posição.
  • Identificar as formas pelas características geométricas da figura, como, por exemplo, destacando a forma do quadrado como um quadrilátero – pois tem quatro lados, todos do mesmo tamanho, e é formado por dois pares de lados paralelos.

Cronograma

1° Momento - Acolhida (Os alunos serão recebidos com muita alegria e em seguida nos apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula)

2° Momento  - 
Primeiramente, relatar aos alunos que eles irão trabalhar com formas geométricas. Em seguida mostrar a eles algumas e dando-lhes nome e características. Ex: Quadrado, círculo, retângulo, triângulo e losango.





3° Momento  -  Com os alunos criar algumas formas geométricas a fim de mostrar na pratica o que a teoria sugere.

É possível aprofundar a análise das figuras tridimensionais pedindo que cada grupo, longe dos olhos dos colegas, faça uma construção utilizando sólidos geométricos.




Todos, as quais os sólidos são formados pela união de figuras planas podem ser identificadas por meio da planificação.

4° Momento: - Historia com formas geométricas (Leitura e interpretação)
Neste momento o professor irá contar a história, mostrando, de forma gradativa, as figuras geométricas que ilustram a história.

                                                   A Festa 

Era uma vez, três amigos...

...que encontraram três amores e se casaram.

Mas quem casa, quer casa...

...ou até um automóvel.

Um dia todos se encontraram de novo. E aí já haviam se multiplicado...
Foi uma festa!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um recadinho!!