1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), de Matemática, destacam
quatro blocos de conteúdos: Espaço e Forma, Números e Operações, Grandezas e
Medidas e Tratamento da Informação.
O bloco de conteúdos Espaço e Forma envolve noções de localização e
representação do espaço e o estudo de formas na natureza e geométricas.
Desde que nasce, a criança passa por uma diversidade de experiências
referentes aos espaços que a circundam e que terá de apreender para neles se
localizar. Em situações cotidianas de interação com o espaço físico que a
rodeia, ela vai desenvolver progressivamente noções de distância, de
localização etc. No entanto, essas aprendizagens assistemáticas não são
suficientes para resolver com êxito grande parte das situações referentes à
localização espacial e, principalmente, aos modos de representar o espaço que
foram socialmente produzidos. Os problemas matemáticos relacionados aos
conhecimentos espaciais referem-se a uma representação do espaço e, portanto,
não podem ser resolvidos apenas por meio de deslocamentos reais, sendo
necessário apropriar-se das formas de representação do espaço.
2-
DESENVOLVIMENTO
Plano de Aula
Nome da Escola: FINOM
Professoras:
Claudenice Tavares Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva
e Juscelia Mota F. da Silveira
Público Alvo: 5º
Ano Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Disciplina:
Matemática, Arte
Tema: Espaço e Forma
Tempo Estimado: Uma semana
Objetivo Geral
Trabalhar com o bloco “Espaço e Forma”, buscando aguçar no educando
habilidades de localização e orientação de pessoas e ou objetos nos espaços
cotidianos, a fim de fazer uma preparação para representações e identificação
de figuras geométricas.
Objetivos específicos
- Identificar a localização /movimentação de
objeto em maquete, croquis e outras representações gráficas.
- Desenvolver habilidade de identificar
elementos em ilustrações mais elaboradas e percursos em plantas baixas com
referencial diferente de sua própria posição.
- Identificar as formas pelas características
geométricas da figura, como, por exemplo, destacando a forma do quadrado
como um quadrilátero – pois tem quatro lados, todos do mesmo tamanho, e é
formado por dois pares de lados paralelos.
Cronograma
1° Momento - Acolhida (Os alunos serão recebidos com muita alegria e em seguida
nos apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula)
2° Momento - Primeiramente, relatar aos alunos que eles irão trabalhar com formas geométricas. Em seguida mostrar a eles algumas e dando-lhes nome e características. Ex: Quadrado, círculo, retângulo, triângulo e losango.
3° Momento - Com os alunos criar algumas formas geométricas a fim de
mostrar na pratica o que a teoria sugere.
É
possível aprofundar a análise das figuras tridimensionais pedindo que cada
grupo, longe dos olhos dos colegas, faça uma construção utilizando sólidos
geométricos.
Todos, as quais os sólidos são
formados pela união de figuras planas podem ser identificadas por meio da
planificação.
4° Momento: - Historia com formas geométricas (Leitura e interpretação)
Neste
momento o professor irá contar a história, mostrando, de forma gradativa, as
figuras geométricas que ilustram a história.
A Festa
Era uma vez,
três amigos...
...que
encontraram três amores e se casaram.
Mas quem
casa, quer casa...
...ou até um automóvel.
Um dia todos
se encontraram de novo. E aí já haviam se multiplicado...
Foi uma festa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem um recadinho!!