1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A infância é o melhor momento
para o indivíduo iniciar sua emancipação mediante a função liberatória da
palavra. É entre os oito e treze anos de idade que as crianças revelam maior
interesse pela leitura.
A Literatura Infantil deve fazer parte da
rotina de adultos(pais) e crianças, tanto na escola quanto em casa. Por meio da
Literatura Infantil podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico
ou real.
2-
DESENVOLVIMENTO
Plano de Aula
Nome da Escola: FINOM
Professoras:
Claudenice Tavares Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva
e Juscelia Mota F. da Silveira
Público Alvo: 5º
Ano Ensino Fundamental – Séries Iniciais (E. E. Manoela Faria Soares) alunos do
turno matutino da professora Maria Adair
Disciplina:
Literatura
Tema: Fábulas
Tempo
Estimado: 3 aulas de 50 minutos cada
Objetivo Geral
Desenvolver através de
fábulas momentos de descontração e criatividade na leitura, interpretação,
criação artística e produção de textos escritos.
Objetivos específicos
·
Proporcionar aos alunos, condições de conhecerem
e valorizarem os clássicos da literatura infantil e seus criadores;
·
Promover momento de leitura e escrita em
sala de aula;
·
Possibilitar a troca de informações
entre os alunos;
·
Desenvolver a percepção das várias
versões de textos;
·
Trabalhar com a oralidade dos alunos;
·
Introduzir através das fábulas, conceito de
valores morais, ética e cidadania;
·
Refletir com os alunos os valores que são
transmitidos através das fábulas.
Recursos
materiais:
·
Quadro-giz;
·
Livros de fábulas;
·
Notbook;
·
DVD.
Cronograma
1° Momento - Acolhida (Os alunos serão recebidos com muita alegria e em seguida
nos apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula)
2° Momento - Neste momento foi explicado aos alunos a definição de FÁBULAS, para que servem qual é o objetivo deste tipo de produção textual.
“As fábulas são pequenas histórias que
transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente
animais, que representam características típicas dos seres humanos, como o
egoísmo, a ingenuidade, a esperteza, a vaidade, a mentira. A fábula é uma das
mais antigas formas de narrativa. A fábula se divide em 2 partes: a história e
a moral.”
3° Momento - Levamos os alunos para a sala de vídeo para que pudessem assistir ao
vídeo da seguinte fábula:
O Ratinho do Campo e o Ratinho da Cidade.
Alice Vieira (autora portuguesa)
Um dia um rato do campo convidou o rato que morava
na cidade para ir visitá-lo. O rato da cidade foi, mas não gostou da comida simples
que lhe foi oferecida. Chamou então o rato do campo para acompanhá-lo na volta
à cidade, prometendo mostrar-lhe o que era uma "boa vida".
E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
E lá se foi o rato do campo para a cidade, onde ele lhe foi apresentada uma despensa repleta de iguarias como queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. Resolveram começar a comer na mesma hora, mas, mal haviam iniciado, a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratinhos fugiram apavorados, e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando acharam que o perigo tinha passado, e iam saindo do esconderijo, mais alguém entrou na despensa, e foi preciso fugir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava muito assustado e decidiu voltar para casa, onde podia comer em paz a sua comida simples.
Moral - Mais vale uma vida modesta com paz e
sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Obs: As
fábulas possuem várias versões, vai depender do autor, contudo a moral
permanece a mesma, ou seja, muda-se a forma de contar uma mesma história, mas o
conteúdo principal permanece intacto.
Em
seguida foi feito alguns questionamentos aos alunos para que pudéssemos
perceber o grau de entendimento da Fábula:
- Por que o rato do campo foi convidado para
morar na cidade?
- Por que o rato do
campo voltou para sua casa no campo?
4° Momento: - Voltamos
para a sala de aula e sorteamos 08 livrinhos entre a turma, 04 alunos que
ganharam foram lá na frente leram e explicaram a moral de cada fábula para os
coleguinhas.
5°
Momento – Após a interação com
os alunos, agradecemos a professora regente Maria Adair pela oportunidade e aos
alunos pela participação efetiva.
AVALIAÇÃO
Durante a preparação e a realização da atividade é
possível avaliar o nível de leitura e compreensão dos textos em que cada aluno
está. Além de observar a interação entre a turma, o professor tem a
possibilidade de instigar o gosto pela leitura naqueles alunos que ainda não se
identificou com nenhum gênero textual.
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Trabalhar com Fábulas em
sala de aula é muito gostoso, contudo, o professor não pode perder o foco e deixar
de trabalhar os pontos chaves de uma produção textual deste gênero. Segue
outras possibilidades de se trabalhar em sala de aula com a mesma fábula.
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