1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Uma das características
básicas do jogo é absorver o participante de maneira intensa, realizando-o num
clima de entusiasmo e espontaneidade. Do ponto de vista pedagógico, o jogo é um
recurso importante, auxiliando no desenvolvimento do processo
ensino-aprendizagem. O jogo com regras predomina durante toda a vida do
indivíduo. Brincando a criança aprende, assimila e constrói a sua realidade. O
jogo integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva.
Por isso, durante a execução dos jogos em equipe, o professor (a) deve procurar
despertar o espírito de cooperação e de trabalho em conjunto, para que os
grupos atinjam objetivos comuns.
Os rótulos dados à
Matemática nem sempre são os mais sugestivos ou agradáveis. Toda uma mitologia
cerca esta disciplina escolar que nos acompanha por toda a vida e em diversas
situações. Para desmistificarmos todo este preconceito com a pobre “Matemática”
é preciso que as crianças sejam estimuladas a pensar, raciocinar desde novas.
Trabalhar Matemática é muito mais do que trabalharmos as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Trabalhar Matemática é treinar a atenção, concentração e a capacidade de se resolver problemas frente a novas situações, estes requisitos são essenciais para o pensar lógico.
Trabalhar Matemática é muito mais do que trabalharmos as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Trabalhar Matemática é treinar a atenção, concentração e a capacidade de se resolver problemas frente a novas situações, estes requisitos são essenciais para o pensar lógico.
2-
DESENVOLVIMENTO
Plano de Aula
Nome da Escola: FINOM
Professoras:
Claudenice Tavares Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva
e Juscelia Mota F. da Silveira
Público Alvo: 2º Ano Ensino Fundamental – Séries
Iniciais
Disciplina:
Matemática
Tema: Ensinando noções
de adição e subtração através do lúdico - jogos
Tempo
Estimado: 01 aula de 50 minutos cada
Objetivo Geral:
O percurso do raciocínio é valorizado, seja ele feito com contas
parciais, armadas ou não, desenho de pauzinhos ou outra estratégia. O objetivo
deste jogo pedagógico é fazer com que o aluno desenvolva a habilidade de analisar,
interpretar e resolver situações-problema, envolvendo a adição e/ou a subtração.
Objetivos específicos:
·
Construir o conhecimento
lógico-matemático, através de material concreto.
·
Desenvolver a atenção, concentração e
observação.
·
Desenvolver o raciocínio-lógico,
repassando às crianças, noções de adição e subtração.
·
Resolver as operações matemáticas
fundamentais.
·
Associar número / quantidade.
Recursos
materiais:
·
Tabela no formato 10 colunas x 10 linhas;
·
Dado;
·
Folha em branco (chamex);
·
Lápis.
Desenvolvimento:
TABULEIRO CHEIO
Materiais necessários:
Ø Dois dados por dupla (podem ser dados convencionais
com a numeração de 1 a 6, ou adaptados com numeração maior);
Ø Um tabuleiro por aluno.
Encaminhamentos:
Organize os alunos em duplas. Um aluno por vez joga os dados, faz a soma
ou a subtração (do maior para o menor número), conversa com o amigo sobre o
resultado, a fim de verificar se está correto. Depois, preenche, em seu
tabuleiro, a quantidade de "casas" igual ao resultado da soma ou
subtração. Vence quem completar o tabuleiro primeiro.
Exemplo:

Discussão e reflexão nas aulas:
É indispensável que haja um trabalho de reflexão coletiva, considerando
esses cálculos como objeto de estudo. O objetivo é permitir que os alunos
validem seus próprios recursos e incorporem estratégias de outros alunos. Dessa
maneira, esse repertório de cálculos memorizados se constituirá como apoio para
a resolução de cálculos mais complexos. Ele permitirá, também, que sejam feitas
análises entre as relações e propriedades tanto do sistema de numeração quanto
das operações envolvidas em cada tipo de cálculo (ainda que essas não sejam
formuladas como tais nas séries iniciais).
Avaliação:
Para diagnosticar o
aprendizado da turma, utilize como contexto de referência o jogo e elabore uma
atividade para sistematizar alguns conhecimentos construídos durante as
partidas, como num jogo simulado.
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os recursos lúdicos, como músicas, filmes, jogos e
brincadeiras, enriquecem o aprendizado e o tornam muito mais divertido.
Os jogos pedagógicos podem contribuir com a
socialização através das relações dos alunos em sala de aula, e trazem
possibilidades de crescimento pessoal, pois com a participação nos jogos,
desenvolvem habilidades à serem utilizadas no convívio social.
Para que o professor atinja o resultado esperado da
aplicação dos jogos é necessário que tenha planejamento e comprometimento,
considerando que é uma atividade de suma importância, que embora prazerosa não
se limite à apenas uma distração descompromissada, como passatempo, como era
visto pelas escolas antigamente, mas sim como uma didática despojada.
Imagem tirada da internet*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem um recadinho!!