Jeitinho de Professora

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Uma das características básicas do jogo é absorver o participante de maneira intensa, realizando-o num clima de entusiasmo e espontaneidade. Do ponto de vista pedagógico, o jogo é um recurso importante, auxiliando no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. O jogo com regras predomina durante toda a vida do indivíduo. Brincando a criança aprende, assimila e constrói a sua realidade. O jogo integra as várias dimensões da personalidade: afetiva, motora e cognitiva. Por isso, durante a execução dos jogos em equipe, o professor (a) deve procurar despertar o espírito de cooperação e de trabalho em conjunto, para que os grupos atinjam objetivos comuns.
Os rótulos dados à Matemática nem sempre são os mais sugestivos ou agradáveis. Toda uma mitologia cerca esta disciplina escolar que nos acompanha por toda a vida e em diversas situações. Para desmistificarmos todo este preconceito com a pobre “Matemática” é preciso que as crianças sejam estimuladas a pensar, raciocinar desde novas.
Trabalhar Matemática é muito mais do que trabalharmos as operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Trabalhar Matemática é treinar a atenção, concentração e a capacidade de se resolver problemas frente a novas situações, estes requisitos são essenciais para o pensar lógico.


2- DESENVOLVIMENTO

Plano de Aula

Nome da Escola: FINOM
Professoras: Claudenice Tavares Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva e Juscelia Mota F. da Silveira
Público Alvo: 2º Ano Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Disciplina: Matemática
Tema: Ensinando noções de adição e subtração através do lúdico - jogos 
Tempo Estimado: 01 aula de 50 minutos cada
Objetivo Geral:
O percurso do raciocínio é valorizado, seja ele feito com contas parciais, armadas ou não, desenho de pauzinhos ou outra estratégia. O objetivo deste jogo pedagógico é fazer com que o aluno desenvolva a habilidade de analisar, interpretar e resolver situações-problema, envolvendo a adição e/ou a subtração. 

Objetivos específicos:
·         Construir o conhecimento lógico-matemático, através de material concreto.
·         Desenvolver a atenção, concentração e observação.
·         Desenvolver o raciocínio-lógico, repassando às crianças, noções de adição e subtração.
·         Resolver as operações matemáticas fundamentais.
·         Associar número / quantidade.

Recursos materiais:
·         Tabela no formato 10 colunas x 10 linhas;
·         Dado;
·         Folha em branco (chamex);
·         Lápis.  

Desenvolvimento:
TABULEIRO CHEIO

Materiais necessários:
Ø  Dois dados por dupla (podem ser dados convencionais com a numeração de 1 a 6, ou adaptados com numeração maior);
Ø  Um tabuleiro por aluno.

Encaminhamentos:
Organize os alunos em duplas. Um aluno por vez joga os dados, faz a soma ou a subtração (do maior para o menor número), conversa com o amigo sobre o resultado, a fim de verificar se está correto. Depois, preenche, em seu tabuleiro, a quantidade de "casas" igual ao resultado da soma ou subtração. Vence quem completar o tabuleiro primeiro.
Exemplo: 
cálculos memorizados

Discussão e reflexão nas aulas:
É indispensável que haja um trabalho de reflexão coletiva, considerando esses cálculos como objeto de estudo. O objetivo é permitir que os alunos validem seus próprios recursos e incorporem estratégias de outros alunos. Dessa maneira, esse repertório de cálculos memorizados se constituirá como apoio para a resolução de cálculos mais complexos. Ele permitirá, também, que sejam feitas análises entre as relações e propriedades tanto do sistema de numeração quanto das operações envolvidas em cada tipo de cálculo (ainda que essas não sejam formuladas como tais nas séries iniciais).

Avaliação:
Para diagnosticar o aprendizado da turma, utilize como contexto de referência o jogo e elabore uma atividade para sistematizar alguns conhecimentos construídos durante as partidas, como num jogo simulado.

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os recursos lúdicos, como músicas, filmes, jogos e brincadeiras, enriquecem o aprendizado e o tornam muito mais divertido.
Os jogos pedagógicos podem contribuir com a socialização através das relações dos alunos em sala de aula, e trazem possibilidades de crescimento pessoal, pois com a participação nos jogos, desenvolvem habilidades à serem utilizadas no convívio social.

Para que o professor atinja o resultado esperado da aplicação dos jogos é necessário que tenha planejamento e comprometimento, considerando que é uma atividade de suma importância, que embora prazerosa não se limite à apenas uma distração descompromissada, como passatempo, como era visto pelas escolas antigamente, mas sim como uma didática despojada.


     
                      Imagem tirada da internet*

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