Jeitinho de Professora: Projeto Feira de Ciências!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Projeto Feira de Ciências!

PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS:
 “O poder da prática no processo de aprendizagem”


1. JUSTIFICATIVA

Projetos científicos ajudam no desenvolvimento do aluno de forma prática e com embasamento científico. Compreender os fenômenos e seus mecanismos faz com que eles fiquem mais aguçados no que remete ao ato de aprender a partir da prática.
Os conceitos estudados possibilitam a formação científica, o despertar para a explicação, o entender como se dá cada processo executado e suas possíveis vertentes. O respectivo projeto possibilita e esclarece como os sistemas interagem, explicitando reações até então vistas somente através da teoria.
Pretendemos estimular alunos e demais professores do ensino fundamental e médio à prática da ciência, de modo a encaminhar a formação cultural e propiciar o desenvolvimento do espírito reflexivo, competências fundamentais para uma inserção crítica na sociedade.
Este projeto simboliza a busca pela excelência do ensino e nossa preocupação com a Educação e a Cultura, um passo estratégico que amplia a visão do ensino e estabelece
elementos de motivação. Desta forma, pretendemos congregar, a um só tempo, o pensamento lúdico com práticas educativas que estimulem, não só a construção de conteúdos específicos, mas também a educação dos sentidos e a apuração do senso estético de nossos alunos.


2- REFERENCIAL TEÓRICO

Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.
Esse aprendizado dialógico no processo de ensino e aprendizagem é fundamental tanto para o professor quanto para o aluno.
Aprendizado é troca, e o processo é importante para ambos, na medida em que o professor consegue compreender como se dão as dificuldades dos estudantes; antevendo tais dificuldades, seu trabalho pode ser melhorado. É neste momento que o professor deve exercer sua principal função, de orientador do processo de ensino e aprendizagem do aluno – e não a de detentor absoluto do saber.
Feiras de ciências organizadas dentro de escolas de Ensino Fundamental e Médio são importantíssimas para motivar o aprendizado do aluno e para divulgar temas científicos, atuais ou não, para a comunidade escolar.


3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Tem por objetivo a construção do conhecimento em inovação, ciência e tecnologia, que possuam caráter inovador e de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento.
O projeto visa disponibilizar a aplicação didática de indiscutível importância para
complementação e  aprofundamento dos  conceitos desenvolvidos em sala de aula, através de
atividades  práticas  de  pesquisa  e  experimentação  desenvolvidas pelos alunos e orientadas
pelos seus professores. Dessa maneira, poder - se elevar o nível, proporcionando aos alunos dos diversos níveis enriquecimento de seu processo de aprendizagem através de vivências de real experimentação científica.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Levar ao educando a curiosidade através de métodos experimentais;
Ø  Desenvolver de forma agradável o processo de ensino/aprendizagem com o auxílio da prática;
Ø  Compreender como se dá o processo de ebulição com a utilização de água, óleo, corante e antiácido;
Ø  Analisar os efeitos causados pelo detergente ao entrar em contato com o leite e corante;
Ø  Fazer com que os educandos percebam como a química, a física, a arte e outras áreas da educação precisam estar em constante sintonia durante o processo de aprendizagem.

4. METODOLOGIA

4.1 DESCRIÇÕES DAS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O presente projeto visa levar aos alunos e comunidade escolar a realizarem um momento de socialização, estreitando assim a relação aluno X professor X comunidade. Durante este processo a escola estará com as portas abertas para que todos possam participar inclusive alunos de outras instituições de ensino.
A tônica das atividades a serem desenvolvidas no evento é a experiência prática de vida; ato ou efeito de experimentar (ou experimentar- se) - através de experiências lúdicas, científicas, que contribuam para a Educação em seu sentido mais amplo, em especial para a educação científica da comunidade.
Após a abertura oficial, que será realizada pela diretora da escola, todos serão convidados cordialmente a apreciarem os trabalhos desenvolvidos pelos alunos com o auxílio dos professores.
Em seguida uma equipe julgadora, previamente montada e escolhida, irá analisar todos os trabalhos. Após análise criteriosa será escolhido o experimento que vencerá a Feira de Ciências.
A premiação acontecerá no próprio ambiente e escolar, em seguida será dado o enceramento da Feira de Ciências.

4.2 DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCEDIMENTOS PARA RECEBIMENTO DE INSCRIÇÕES, AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA A FEIRA DE CIÊNCIAS

1. A Feira de Ciências será composta pelos seguintes eventos:
1.1 Exposição dos projetos dos alunos participantes;
1.2 Oficinas;
1.3 Palestras e Minicursos sobre diversos temas.
2. As inscrições dos trabalhos deverão ser feitas na própria escola.
3. Os  projetos  enviados  para julgamento deverão vir ilustrados com diagramas explicativos
ou com fotografias coloridas e não serão devolvidos.
4. Os projetos que não vierem ilustrados com diagramas explicativos ou com fotografia colorida estarão automaticamente desclassificados.
5. Não há limite para o número de projetos apresentados por cada unidade escolar.
6. Não há limite para o número de projetos orientados por cada professor - orientador.
7. O professor - orientador do projeto deve estar lotado e no pleno exercício de sua profissão
na escola participante.
8. Os  integrantes  dos  grupos da  educação básica devem pertencer à mesma modalidade de
ensino (subsequente ou integrada) e à mesma série.
9. Somente poderão participar alunos regularmente matriculados no Ensino  Fundamental e
Médio.
10. Os certificados serão entregues para todos os professores – orientadores e alunos participantes que apresentarem projeto.
11. Os temas dos projetos deverão se enquadrar em uma das grandes áreas do currículo escolar da instituição.
12. Todos os alunos selecionados deverão participar de oficinas e palestras e terão  acesso  às
instalações da unidade escolar.
13. Os inscritos e selecionados autorizam a Escola a divulgar as fotos e os trabalhos em jornais, revistas, canais de TV, internet e outras mídias.
14. A  autoria  e  a  veracidade  das informações fornecidas à organização do evento serão de
responsabilidade exclusiva dos participantes.
15. A distribuição dos estandes ficará sob a responsabilidade da Coordenação do Evento e as
instalações serão feitas no dia 04/12/2012.
16. Todos os trabalhos deverão permanecer  expostos,  acompanhados  da  equipe   executora,
durante os dois dias consecutivos do e vento,  tanto  no  turno  da manhã quanto no turno da
tarde, de acordo com a programação a ser divulgada pela comissão organizadora.
17. Durante a apresentação dos trabalhos, uma comissão julgadora irá classificar os melhores
projetos de acordo com os mesmos critérios de análise constantes no item da Seção Seleção dos Trabalhos, levando em consideração ainda o domínio da apresentação oral.
18. A comissão julgadora será formada por professores da Escola e convidados não identificados,  que  a  qualquer  momento percorrerão  a  feira,  observando  e  avaliando os
projetos.
19. Nenhum  projeto  deverá  permanecer  no  local  da  exposição  após  o encerramento do
evento.
20. Os projetos serão divididos conforme a escolaridade:
- Fundamental (séries finais): 6º ao 9º ano, e
- Médio: 1º ao 3º ano.
4.3 DESCRIÇÃO DAS REGRAS E PROCESSOS PARA A AVALIAÇÃO E PREMIAÇÕES 

A banca examinadora dos projetos dos alunos deverá selecionar até 03 (três) projetos, observando os seguintes critérios:
1.      Criatividade;
2.      Possibilidade de execução por outros professores;
3.      Fundamentação teórica;
4.      Competências e habilidades na área;
5.      Originalidade;
6.      Objetividade;
7.      As decisões proferidas pela comissão julgadora são soberanas, não cabendo qualquer recurso;
8.      Da Premiação: os projetos avaliados serão premiados da seguinte forma:
Ø  Os três primeiros colocados de cada categoria receberão certificados e medalhas.


5. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que ao fim da Feira de Ciências a criatividade  e o poder de  curiosidade científica seja despertado nos alunos de forma a torná-los críticos e  participativos  durante  o período escolar e consequentemente em sua vida pessoal.


6. ORÇAMENTO

6.1 ORÇAMENTO DETALHADO COM A DESCRIMINAÇÃO DOS GASTOS

Será necessário:
Quantidade
Descrição
Valor Unitário
Valor Total
10
Cartolina (cores variadas)
R$0.60
R$6.00
05
pincéis
R$1,50
R$7,50
10
réguas
R$0.30
R$3.00
02
medálias
R$10.00
R$20.00
05
cola
R$1.00
R$5.00
03
fita crepe
R$2.00
R$6.00
15 MT
TNT (branco e verde)
R$1.50
R$22.50
200
panfletos
R$30.00
R$30.00
TOTAL
R$100.00

6.2 INFRA-ESTRUTURA E APOIO TÉCNICO DISPONÍVEIS PARA A REALIZAÇÃO DA PROPOSTA

A escola disponibiliza para execução do projeto “Feira de Ciências” todo o ambiente escolar, e para a apresentação dos trabalhos e visitação a quadra poliesportiva, sendo esta coberta para melhor tranqüilidade dos participantes envolvidos.


7. CRONOGRAMA


MÊS

Março


Abril


Maio


Junho


Julho



ATIVIDADES
Escolha dos
temas,
discussões.

Leituras,
pesquisas e
debates.

Palestra;
Redação do
texto final.

Elaborar
cartazes

Preparação da
apresentação;
Apresentação;
Encerramento.





8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CLEMENTE, Alan Dumont. Guia de Estudos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências I. Núcleo dos Saberes Pedagógicos. Circulação Interna, FINOM, Paracatu – MG. 144 p. 

PEREIRA, Magda Maria.  PEREIRA, Marcos Leandro. Guia de Estudos: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências II. Núcleo dos Saberes Pedagógicos. Circulação Interna, FINOM, Paracatu – MG. 206 p. 

http://educadoremquimicajoao.blogspot.com.br/2011/05/discussao-de-experimento-todas-as.html

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/experimento-leite-psicodelico.htm


http://www.youtube.com/watch?v=DJilfAR17HA

http://www.teoleokohler.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/7/2740/31/arquivos/File/Projeto%208A.pdf

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