Jeitinho de Professora: “Dramatização acerca da ZDP”

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

“Dramatização acerca da ZDP”

Alunas: Claudenice Tavares Abadia, Cleuza Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva e Juscelia Mota Figueiredo da Silveira


Zona de Desenvolvimento Proximal – Vygotsk

“Dramatização acerca da ZDP”
 Cenário:


Ø  Cartaz 1 contendo o seguinte enunciado:


Ø  Cartaz 2 com os seguintes dizeres: “crianças de 5 anos
Ø  Mesa com 3 cadeiras, lápis de cor, desenhos para colorir, tesoura, material para recorte, blocos para montar, quebra cabeças, etc.
Ø  Para enfeitar: bonecas, dados, etc.
Personagens:
Ø  Narrador
Ø  Crianças de 5 anos
Ø  Adulto
Sequência dos acontecimentos:
Narrador: Faz um breve comentário sobre vida de vigoskty e sua teoria da ZDP.
Lev Semynovich Vygotsk nasceu em 05/11/1896 em Orsha (Bielo-Rússia). Graduação em Direito (Universidade de Moscou). Aluno de alguns cursos de história, filosofia e medicina.
Dentre suas principais linhas de estudo destacam-se:
- As Relações entre pensamento e linguagem
-A evolução da escrita na criança
- As relações entre desenvolvimento e aprendizagem
O foco de suas preocupações

Foi o desenvolvimento do indivíduo e da espécie humana, como resultado de um processo sócio – histórico.
Principais idéias:
1)            Relação indivíduo/sociedade
  • As características humanas não estão presentes desde o nascimento do indivíduo, nem são mero resultados das pressões do meio externo.
  • Quando o homem modifica o ambiente através de seu próprio  comportamento, essa mesma  modificação vai influenciar seu comportamento futuro.

2)            Base biológica do funcionamento psicológico
  • O cérebro é visto como órgão principal da atividade mental.

3)            Característica mediação presente em toda atividade humana
  • A linguagem é um signo mediador por excelência.

Desenvolvimento e aprendizagem
Para Vygotsky, a aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do indivíduo.
Exemplos: tomar banho sozinho vestir-se, andar de bicicleta,  cortar com tesoura, etc.

Cena1: Nível de Desenvolvimento real
  • Referente  as conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina.
  • Indica os processos mentais da criança que já se estabeleceram.
  • Representa as funções já amadurecidas.
Exemplos: cortar com tesoura, colorir e distinguir as cores e suas indicações, construir castelo de cubos, etc.

Narrador: explica a situação.

Cena 2: Nível de desenvolvimento potencial
  • Referente aquilo que a criança é capaz de fazer mediante a ajuda de outra pessoa (adulto ou outra criança).
  • Para Vygotsky, esse nível é bem mais indicativo do desenvolvimento mental do que aquilo que ela consegue fazer sozinha.
Exemplos:
Ø  Uma criança de 5 anos montando um quebra cabeça com ajuda de um irmão mais velho.

Narrador: explica a situação.

Cena 3: Zona de desenvolvimento proximal – ZDP

(Confeccionar ponte para explicar melhor)

Neste caso o professor é o mediador do conhecimento. Sendo assim, ele tem o dever de ser cuidadoso ao mediar, pois estar no meio não é nada simples. Como diz a poesia drummondiana:
No meio do caminho há uma pedra. Há uma pedra no meio do caminho.”
(DRUMMOND, No meio do caminho)
O mediador não deve ser um entrave e sim um facilitador. Esta é a postura que se exige dos multiplicadores corporativos, que não sejam meros detentores de conteúdo, mas que sejam aqueles que fazem o saber circular.
A origem disto parece esquecida por alguns, mas está lá em Vygotsky quando fala da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP):
Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes”.
(VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998)
Veja a ilustração abaixo: (deverá ser mostrada para os colegas a ponte confeccionada pelo grupo para poder explicar mais facilmente)




O mediador corporativo (o professor) deve ser aquele que possibilita que os colaboradores de uma empresa saiam do seu nível de conhecimento atual e alcancem um nível de conhecimento potencial. Não se pode esquecer que este movimento é infinito. A cada vez que um conhecimento potencial passa a ser um conhecimento atual (real, nas palavras de Vygotsky), um novo conhecimento potencial surge. Afinal, a capacidade de conhecer do ser humano é infinita.
Obs: neste momento haverá uma exemplificação em forma de dramatização.
Ø  Veja um trecho muito interessante do filme Escola de Rock, 2003, dirigido por Richard Linklater, disponível no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=KUT4XQWXZHI
Reparou como, através deste exemplo, fica claro o que é a Mediação? Alguns pontos do vídeo podem ser ressaltados.
  • Os alunos já possuíam experiências, saberes e já tocavam instrumentos.
  • O professor (mediador) interpretado por Jack Black é um observador das potencialidades dos alunos.
  • Após observar, o mediador convida os alunos para um novo saber, aproveitando seus conhecimentos já existentes. Ou seja, o professor não parte do zero.
  • O mediador desafia os alunos, ao mesmo tempo em que os acompanha no aprendizado.
  • E, talvez o mais importante, o mediador sente prazer naquilo que faz, estimulando os outros a sentirem também.
Narrador: explica a situação.

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