Alunas: Claudenice Tavares Abadia, Cleuza Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva e Juscelia Mota Figueiredo da Silveira
Zona de Desenvolvimento Proximal – Vygotsk
“Dramatização acerca da ZDP”
Cenário:
Ø Cartaz 1 contendo o seguinte enunciado:
Ø Cartaz 2 com os seguintes dizeres: “crianças de 5 anos”
Ø Mesa com 3 cadeiras, lápis de cor, desenhos para
colorir, tesoura, material para recorte, blocos para montar, quebra cabeças,
etc.
Ø Para enfeitar: bonecas, dados, etc.
Personagens:
Ø Narrador
Ø Crianças de 5 anos
Ø Adulto
Sequência
dos acontecimentos:
Narrador: Faz um breve comentário sobre vida de vigoskty e sua
teoria da ZDP.
Lev Semynovich Vygotsk nasceu em 05/11/1896 em
Orsha (Bielo-Rússia). Graduação em Direito (Universidade de Moscou). Aluno de
alguns cursos de história, filosofia e medicina.
Dentre suas principais
linhas de estudo destacam-se:
- As Relações entre pensamento e linguagem
O foco de suas preocupações
Foi o desenvolvimento do
indivíduo e da espécie humana, como resultado de um processo sócio –
histórico.
Principais idéias:
1)
Relação indivíduo/sociedade
- As características
humanas não estão presentes desde o nascimento do indivíduo, nem são mero
resultados das pressões do meio externo.
- Quando o homem
modifica o ambiente através de seu próprio comportamento, essa
mesma modificação vai influenciar seu comportamento futuro.
2)
Base biológica do funcionamento psicológico
- O cérebro é visto como
órgão principal da atividade mental.
3)
Característica mediação presente em toda atividade humana
- A linguagem é um signo
mediador por excelência.
Desenvolvimento e
aprendizagem
Para Vygotsky, a aprendizagem e o
desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida do
indivíduo.
Exemplos: tomar banho sozinho vestir-se, andar de bicicleta,
cortar com tesoura, etc.
Cena1:
Nível de Desenvolvimento real
- Referente as
conquistas que já estão consolidadas na criança, ela já aprendeu e domina.
- Indica os processos
mentais da criança que já se estabeleceram.
- Representa as funções
já amadurecidas.
Exemplos: cortar com tesoura, colorir e distinguir as cores e suas
indicações, construir castelo de cubos, etc.
Narrador: explica
a situação.
Cena 2:
Nível de desenvolvimento potencial
- Referente aquilo que a
criança é capaz de fazer mediante a ajuda de outra pessoa (adulto ou outra
criança).
- Para Vygotsky, esse
nível é bem mais indicativo do desenvolvimento mental do que aquilo que
ela consegue fazer sozinha.
Exemplos:
Ø
Uma criança de 5 anos montando um quebra cabeça com ajuda de um irmão
mais velho.
Narrador:
explica a situação.
Cena 3:
Zona de desenvolvimento proximal – ZDP
(Confeccionar ponte para explicar melhor)
Neste
caso o professor é o mediador do conhecimento. Sendo assim, ele tem o dever de
ser cuidadoso ao mediar, pois estar no meio não é nada simples. Como diz a
poesia drummondiana:
“No
meio do caminho há uma pedra. Há uma pedra no meio do caminho.”
(DRUMMOND, No meio do caminho)
(DRUMMOND, No meio do caminho)
O mediador não deve ser um
entrave e sim um facilitador. Esta é a postura que se exige dos multiplicadores
corporativos, que não sejam meros detentores de conteúdo, mas que sejam aqueles
que fazem o saber circular.
A origem disto parece
esquecida por alguns, mas está lá em Vygotsky quando fala da Zona de
Desenvolvimento Proximal (ZDP):
“Ela é a distância entre o nível de
desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente
de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da
solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com
companheiros mais capazes”.
(VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da
Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998)
Veja a ilustração abaixo: (deverá ser mostrada
para os colegas a ponte confeccionada pelo grupo para poder explicar mais
facilmente)
O mediador
corporativo (o professor) deve ser aquele que possibilita que os colaboradores
de uma empresa saiam do seu nível de conhecimento atual e alcancem um nível de
conhecimento potencial. Não se pode esquecer que este movimento é infinito. A
cada vez que um conhecimento potencial passa a ser um conhecimento atual (real,
nas palavras de Vygotsky), um novo conhecimento potencial surge. Afinal, a
capacidade de conhecer do ser humano é infinita.
Obs:
neste momento haverá uma exemplificação em forma de dramatização.
Ø Veja um trecho muito interessante do filme Escola de
Rock, 2003, dirigido por Richard Linklater, disponível no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=KUT4XQWXZHI
Reparou como, através deste exemplo, fica claro
o que é a Mediação? Alguns pontos do vídeo podem ser ressaltados.
- Os alunos já possuíam experiências, saberes
e já tocavam instrumentos.
- O professor (mediador) interpretado por
Jack Black é um observador das potencialidades dos alunos.
- Após observar, o mediador convida os alunos
para um novo saber, aproveitando seus conhecimentos já existentes. Ou
seja, o professor não parte do zero.
- O mediador desafia os alunos, ao mesmo
tempo em que os acompanha no aprendizado.
- E, talvez o mais importante, o mediador
sente prazer naquilo que faz, estimulando os outros a sentirem também.
Narrador: explica a situação.
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