Plano De Aula
Nome Da Escola: FINOM
Professor: Alessandra Cândida Ribeiro, Claudenice Tavares
Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva, Graciele Clemente
da Silva e Juscelia Mota F. da Silveira
Turma: A
Público Alvo: 5º Ano Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Disciplina: Educação no Transito, Artes, Geografia
Tema: Pare Atenção Siga As Cores do Semáforo, seja
responsável
Tempo
Estimado: Quatro dias
Objetivos
Gerais:
·
Conhecer a
função da sinalização no dia a dia.
·
Levantar hipóteses,
confrontar idéias e buscar informações
para interpretar símbolos.
·
Levar o aluno
a compreender o significado das cores do semáforo, para que não sofram
acidentes e utilizem as vias públicas com segurança.
Objetivos
Específicos:
· Reconhecer
e respeitar os sinais de trânsito.
· Debater
sobre o respeito no trânsito da cidade.
· Frisar que
os sinais de transito são válidos para os motoristas e pedestres.
· Expor
ações de combate ao desrespeito no trânsito.
Aspectos Metodológicos:
·
Lápis
·
Canetinha
·
Giz de cera
·
Tesoura sem
ponta
·
Manuais de
trânsito
·
Folhas xerocadas
·
Cola
Dimensões:
Conceitual/científica:
- Porque
as cores do semáforo são diferentes?
- Qual
a importância de saber as cores do semáforo e seu significado?
Legal:
- Quais
são as leis de trânsito que regulamentam o uso do semáforo?
- Quais
os direitos e deveres do pedestre?
Artes:
- Que
tipo de cores são usadas no
semáforo?
- Existem
semáforo com mais ou menos de três cores?
Desenvolvimento:
1ª etapa: Iniciar a aula falando sobre a relação do transito e a cidadania. Enfim,
o que é cidadania? O que o trânsito representa em nossa cidade?
2ª etapa: Dar continuidade a formulação de definições perguntando às crianças: Afinal, o que é Trânsito? Estimular debate a
fim de que os alunos tirem suas próprias definições e reconheçam a importância
em se obedecer as leis de trânsito.
3ª etapa: A partir desse momento é possível distinguir quem é quem no trânsito.
Falar sobre os personagens que compõem o transito: pedestre, ciclista,
motorista, motociclista.
4ª etapa: Através de
figuras ilustrativas demonstrar as placas e os sinais de trânsito encontrados
em diversos locais. De quais elas se lembram? Onde viram? O que querem dizer? A
fim de que frisem algumas placas e/ou sinais de trânsito, pedir que escolham
uma para registrar, reproduzindo o desenho e indicando o significado (com suas
próprias palavras). Em seguida poderá sortear alguns alunos para que socializem
suas descobertas.
5ª etapa: Dar ênfase ao semáforo para pedestres. Fazer com
que reconheçam as cores e suas significações em um semáforo (que será exposto
na sala). Na medida em que os alunos forem falando a professora irá identificar
o respectivo semáforo com placas de identificação.
6ª etapa: Dividir a turma em grupos, onde cada grupo irá receber placas diversas e faixas identificadoras (o que representam). Cada grupo irá montar de acordo com os conhecimentos apreendidos e a professora irá fazer as devidas correções.
6ª etapa: Dividir a turma em grupos, onde cada grupo irá receber placas diversas e faixas identificadoras (o que representam). Cada grupo irá montar de acordo com os conhecimentos apreendidos e a professora irá fazer as devidas correções.
Avaliação
Avaliar se as crianças passaram a conhecer um número maior de placas, se
sabem seu significado e se evoluíram na compreensão de como elas são feitas,
que elementos utilizam e para que servem.
Como atividade para casa será entregue a cada aluno uma atividade
xerocada que deverá ser trago pronto na próxima aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem um recadinho!!