Jeitinho de Professora: Educação no Trânsito, Artes, Geografia.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Educação no Trânsito, Artes, Geografia.

Plano De Aula
Nome Da Escola: FINOM
Professor: Alessandra Cândida Ribeiro, Claudenice Tavares Abadia, Cleusa Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva, Graciele Clemente da Silva e Juscelia Mota F. da Silveira
Turma: A
Público Alvo: 5º Ano Ensino Fundamental – Séries Iniciais
Disciplina: Educação no Transito, Artes, Geografia
Tema: Pare Atenção Siga As Cores do Semáforo, seja responsável
Tempo Estimado: Quatro dias

Objetivos Gerais:
·         Conhecer a função da sinalização no dia a dia.
·         Levantar hipóteses, confrontar  idéias e buscar informações para interpretar símbolos.
·         Levar o aluno a compreender o significado das cores do semáforo, para que não sofram acidentes e utilizem as vias públicas com segurança.
Objetivos Específicos:
·     Reconhecer e respeitar os sinais de trânsito.
·     Debater sobre o respeito no trânsito da cidade.
·     Frisar que os sinais de transito são válidos para os motoristas e pedestres.
·     Expor ações de combate ao desrespeito no trânsito.

 Aspectos Metodológicos:
·         Lápis
·          Canetinha
·         Giz de cera
·         Tesoura sem ponta
·         Manuais de trânsito
·          Folhas xerocadas
·         Cola

Dimensões:

Conceitual/científica:
  • Porque as cores do semáforo são diferentes?
  • Qual a importância de saber as cores do semáforo e seu significado?
Legal:
  • Quais são as leis de trânsito que regulamentam o uso do semáforo?
  • Quais os direitos e deveres do pedestre?
 Artes:
  • Que tipo de cores são usadas  no semáforo?
  • Existem semáforo com mais ou menos de três cores?

Desenvolvimento:
1ª etapa: Iniciar a aula falando sobre a relação do transito e a cidadania. Enfim, o que é cidadania? O que o trânsito representa em nossa cidade?
2ª etapa: Dar continuidade a formulação de definições perguntando às crianças: Afinal, o que é Trânsito? Estimular debate a fim de que os alunos tirem suas próprias definições e reconheçam a importância em se obedecer as leis de trânsito.
  3ª etapa: A partir desse momento é possível distinguir quem é quem no trânsito. Falar sobre os personagens que compõem o transito: pedestre, ciclista, motorista, motociclista.
 4ª etapa: Através de figuras ilustrativas demonstrar as placas e os sinais de trânsito encontrados em diversos locais. De quais elas se lembram? Onde viram? O que querem dizer? A fim de que frisem algumas placas e/ou sinais de trânsito, pedir que escolham uma para registrar, reproduzindo o desenho e indicando o significado (com suas próprias palavras). Em seguida poderá sortear alguns alunos para que socializem suas descobertas.
 5ª etapa: Dar ênfase ao semáforo para pedestres. Fazer com que reconheçam as cores e suas significações em um semáforo (que será exposto na sala). Na medida em que os alunos forem falando a professora irá identificar o respectivo semáforo com placas de identificação.
                    6ª etapa: Dividir a turma em grupos, onde cada grupo irá receber placas diversas e faixas identificadoras (o que representam). Cada grupo irá montar de acordo com os conhecimentos apreendidos e a professora irá fazer as devidas correções.

Avaliação
Avaliar se as crianças passaram a conhecer um número maior de placas, se sabem seu significado e se evoluíram na compreensão de como elas são feitas, que elementos utilizam e para que servem.
Como atividade para casa será entregue a cada aluno uma atividade xerocada que deverá ser trago pronto na próxima aula.


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