Jeitinho de Professora

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014


 Acadêmicas: Claudenice Tavares Abadia, Cleuza Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva e Juscelia Mota Figueiredo da Silveira.

1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Os Três Porquinhos é um clássico inesquecível, e como todo clássico ele ganha nova versão e nova roupagem ao longo das décadas, mas nunca deixa de ser especial e amado pelo público infantil.
O presente trabalho tem por objetivo primordial aguçar no educando o gosto pela leitura, seja ela por literatura infantil e/ou história em quadrinhos.


2- DESENVOLVIMENTO

Plano de Aula

Objetivo Geral
Através do Clássico OS TRÊS PORQUINHOS, trabalhar a compreensão  interpretação e grafia do aluno de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse ela leitura e escrita.

Objetivos específicos
Ø  Fazer relação (através da observação das figuras) entre o tempo levado na construção das casas e o material utilizado com sua resistência;
Ø  Comparar a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa;
Ø  Confeccionar um livro de história e organizá-lo corretamente;
Ø  Grafar corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro;
Ø  Desenvolver atividades que façam o aluno interpretar a história como um todo (elementos que não mudam diante das várias versões).

Desenvolvimento
1° Momento - Acolhida (Os alunos serão recebidos com muita alegria e em seguida nos apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula)

2° Momento  -  Hora da Novidade (Dinâmica)
Faremos uma adaptação do jogo Mia Gato  utilizando a figura do porquinho.

Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte:
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho, seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e  aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituído por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira. .

3° Momento  -  Hora do Conto
Com os alunos sentados em círculo no chão (ou a critério do professor) o professor deve contar a história OS TRÊS PORQUINHOS (se possível utilizar como recurso um televisor feito com caixa de papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado). O ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte explorando as imagens, fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
 É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil. Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.

4° Momento  - Atividade impressa
Fazendo uso de atividades em anexo, o professor devera:
Ø  Entregar para cada aluno uma cruzadinha que individualmente será desenvolvida pelos mesmos. Em seguida fazer a correção no quadro negro.
Ø  Separar a turma em duplas e entregar a cada dupla 1 folha para que  juntos reescrevam a história a partir das imagens da forma que eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa tarefa e por isso mesmo devem    ser acompanhado de perto pelo professor. Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas  e colá-las de forma organizada.
Caso o professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma            aula para que tudo esteja pronto.
O professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos livrinhos que os resultados irão aparecer.
Ø  Cada aluno receberá desenhos dos porquinhos e do lobo mau afim de que criem seus dedoches. Os mesmos poderão ser recortados para os alunos possam colocar seus dedos nos orifícios marcados ou poderão colar em palitos de picolé que ficarão lindos.

5° Momento - Leitura do texto coletivo previamente elaborado
Durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado para  não deixar de citar no mínimo uma das falas de  sequer um aluno, pois é através da valorização de sua participação  que o educando alcança autonomia e  cresce intelectualmente.

6°  Momento – Despedida
O professor  poderá oferecer a cada aluno um cartão de incentivo  em forma de casinha ou outro que instigue o hábito da leitura (o nosso grupo optou por desenvolver com eles um marcador de páginas com um pirulito com uma mensagem de incentivo a leitura, optamos por outro personagem de outro livro infantil a fim de instigá-los a curiosidade sobre o mesmo).
Após o momento de reflexão e agradecimento aos alunos e a professora pela oportunidade deste momento de interação.

Observação: além das atividades desenvolvidas com os alunos, segue em anexo outras sugestões de atividades que também poderão ser aplicadas na educação infantil.


3- CONSIDERAÇÕES FINAIS


Incentivar o gosto pela leitura é um bom caminho para o desenvolvimento plenos das crianças. Sendo assim reflete diretamente no desenvolvimento social do país. Neste contexto, é de suma importância que o educador faça da leitura uma prática diária com seus alunos. Mudando os hábitos de uma criança, você mudará a nossa história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem um recadinho!!