Acadêmicas: Claudenice Tavares Abadia, Cleuza Beatriz C. Soares, Edilainy Dolores da Silva e Juscelia Mota Figueiredo da Silveira.
1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Os Três
Porquinhos é um clássico inesquecível, e como todo clássico ele ganha nova versão
e nova roupagem ao longo das décadas, mas nunca deixa de ser especial e amado
pelo público infantil.
O presente trabalho tem por
objetivo primordial aguçar no educando o gosto pela leitura, seja ela por
literatura infantil e/ou história em quadrinhos.
2-
DESENVOLVIMENTO
Plano de Aula
Objetivo
Geral
Através do Clássico OS TRÊS
PORQUINHOS, trabalhar a compreensão interpretação e grafia do aluno
de forma prazerosa desenvolvendo seu interesse ela leitura e escrita.
Objetivos específicos
Ø Fazer
relação (através da observação das figuras) entre o tempo levado na
construção das casas e o material utilizado com sua resistência;
Ø Comparar
a atitude de cada porquinho ao fazer sua casa;
Ø Confeccionar
um livro de história e organizá-lo corretamente;
Ø Grafar
corretamente as palavras e frases escritas durante a confecção do livro;
Ø Desenvolver
atividades que façam o aluno interpretar a história como um todo (elementos que
não mudam diante das várias versões).
Desenvolvimento
1°
Momento - Acolhida (Os alunos serão recebidos com muita alegria e em seguida
nos apresentaremos e diremos nosso objetivo naquela aula)
2° Momento - Hora da Novidade (Dinâmica)
Faremos uma adaptação do jogo Mia
Gato utilizando a figura do porquinho.
Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte:
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho, seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituído por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira. .
3° Momento - Hora do Conto
Escolheremos um aluno, colocaremos uma venda em seus olhos e diremos o seguinte:
Seu Lobão fazia a ronda querendo pegar seu porquinho, seu porcão esperto avisava seu irmão fazendo assim ... e aponta um dos alunos que disfarçando a voz deverá dizer OINC. Caso o colega acerte o nome daquele que imitou o barulho que faz o porquinho volta ao grupo sendo substituído por esse e segue-se o jogo até o momento em que todos tiverem participado da brincadeira. .
3° Momento - Hora do Conto
Com os alunos sentados em círculo
no chão (ou a critério do professor) o professor deve contar a história OS TRÊS
PORQUINHOS (se possível utilizar como recurso um televisor feito com caixa de
papelão, um slide com as imagens acima ou mesmo com um livro ilustrado). O
ideal durante o conto é que o professor não leia a história, mas conte explorando
as imagens, fazendo uso de gestos e boa expressão facial.
É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil. Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.
É interessante que os alunos possam interagir durante o conto como forma de exploração do texto e de desenvolvimento do raciocínio infantil. Caso isso não seja possível o professor deve fazer uma roda de conversa após a história a fim de explorar e identificar aquilo que o aluno aprendeu colhendo suas falas para elaboração de texto coletivo que será lido no fim do período diário como forma de incentivo à participação do educando.
4°
Momento - Atividade impressa
Fazendo uso de atividades em anexo, o professor
devera:
Ø Entregar
para cada aluno uma cruzadinha que individualmente será desenvolvida pelos
mesmos. Em seguida fazer a correção no quadro negro.
Ø Separar
a turma em duplas e entregar a cada dupla 1 folha para
que juntos reescrevam a história a partir das imagens da forma que
eles souberem. Alguns alunos certamente terão dificuldade em desenvolver essa
tarefa e por isso mesmo devem ser acompanhado de perto pelo
professor. Para montar o livrinho eles deverão recortar as páginas e
colá-las de forma organizada.
Caso o
professor faça a opção de trabalho individual serão necessárias mais de uma aula para que tudo esteja pronto.
O
professor não deve esperar a montagem de um livro excepcional nem uma grafia de
gênio é durante todo o processo de trabalho com os contos e montagem dos
livrinhos que os resultados irão aparecer.
Ø Cada
aluno receberá desenhos dos porquinhos e do lobo mau afim de que criem seus
dedoches. Os mesmos poderão ser recortados para os alunos possam colocar seus
dedos nos orifícios marcados ou poderão colar em palitos de picolé que ficarão
lindos.
5° Momento - Leitura do texto coletivo previamente elaborado
Durante a confecção desse texto o professor deve ter o máximo de cuidado
para não deixar de citar no mínimo uma das falas de sequer
um aluno, pois é através da valorização de sua participação que o
educando alcança autonomia e cresce intelectualmente.
6° Momento – Despedida
6° Momento – Despedida
O professor poderá oferecer a cada aluno um cartão de
incentivo em forma de casinha ou outro que instigue o hábito da leitura
(o nosso grupo optou por desenvolver com eles um marcador de páginas com um
pirulito com uma mensagem de incentivo a leitura, optamos por outro personagem
de outro livro infantil a fim de instigá-los a curiosidade sobre o mesmo).
Após o momento de reflexão e agradecimento aos alunos e a professora
pela oportunidade deste momento de interação.
Observação: além das
atividades desenvolvidas com os alunos, segue em anexo outras sugestões de
atividades que também poderão ser aplicadas na educação infantil.
3-
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Incentivar
o gosto pela leitura é um bom caminho para o desenvolvimento plenos das
crianças. Sendo assim reflete diretamente no desenvolvimento social do país.
Neste contexto, é de suma importância que o educador faça da leitura uma
prática diária com seus alunos. Mudando os hábitos de uma criança, você mudará
a nossa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem um recadinho!!