Jeitinho de Professora: Psicologia do desenvolvimento

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Psicologia do desenvolvimento

1. INTRODUÇÃO

As teorias que explicam a aprendizagem, através do condicionamento refletem uma concepção empirista do desenvolvimento e da aprendizagem humana, uma vez que o seu pressuposto básico é o de que forças externas ao indivíduo são os determinantes principais do seu comportamento. Dentro de tal visão o indivíduo é sempre o paciente de um processo que ocorre, na maioria das vezes, à revelia da sua vontade.
Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise sucinta da Teoria Inatista – maturacionista e da Teoria Ambientalista, num âmbito que pressupõe conteúdos indispensáveis dentro da disciplina Psicologia da Educação.

2. TEORIA INATISTA

A visão inatista defende que os seres humanos nascem programados biologicamente para falar, assim como os pássaros para voar. A linguagem se desenvolve naturalmente nas crianças. O ambiente contribui com que as pessoas falem uma língua. O resto a criança faz por si só. Para isso, aciona inconscientemente um mecanismo cerebral que, supostamente, contém um conjunto de princípios válidos para todas as línguas humanas.
Os seguintes argumentos são apresentados a favor do inatismo:
  • Virtualmente todas as crianças aprendem bem sua língua materna numa idade em que dificilmente seriam capazes de aprender algo tão complicado;
  • As crianças aprendem bem sua língua materna, quer num ambiente estimulante e culto, quer num ambiente desumano e boçal. As diferenças ficam por conta do vocabulário, criatividade, refinamento dos usos, etc. Mas as estruturas da língua falada serão basicamente as mesmas;
  • A linguagem ouvida pelas crianças só consegue exemplificar parte das regras gramaticais que elas acabam dominando;
  • As crianças produzem enunciados bem elaborados, mesmo que nenhum adulto lhes aponte os “corretos” e “incorretos”;
Há também os seguintes argumentos contra esta teoria:
  • Afirma-se que os seres humanos tendem a agir cooperativamente, e a linguagem é apenas uma das formas convencionais de ação cooperativa. Situados nessa nova perspectiva, os pesquisadores que praticamente se restringiam a estudar a compreensão e a produção da criança, passaram a estudar a também a fala do adulto que interage com ela. Foi a partir desses estudos que se pôde avaliar o papel que o falante mais velho desempenha nessa interacção e o tipo de estímulo linguístico que o participante infantil recebe nessa troca.
Observou-se, então que os adultos modificam sua fala quando se estão dirigindo às crianças. Falam mais devagar, usam tons mais variados, estruturas mais simples, sentenças mais curtas, repetições e paráfrases. Tudo para se adaptarem ao nível da criança.
Fica claro, então, que a criança não adquire uma linguagem simplesmente “ouvindo”. A aquisição é resultado da linguagem numa conversação facilitada. Tal seja, mente e experiência unidas construindo a gramática.
A teoria Inatista – maturacionista, parte do princípio de que fatores hereditários ou de mutação são mais importantes para o desenvolvimento da criança. Hereditariedade refere-se à herança genética que a criança recebe de seus pais.
É uma das teorias usadas por professores de surdos no seu desenvolvimento.
Na psicologia, teóricos da inatista – maturacionista supõem que, aptidões individuais e inteligências são herdadas dos pais quando a criança nasce.
As primeiras investigações psicológicas sobre a natureza hereditária das aptidões e da inteligência, constataram que pessoas com uma aptidão especial, normalmente tinham familiares com mesmo tipo de aptidão. Identificaram diferenças de aptidões entre homens e mulheres ou entre raças diferentes.
Nessa linha de preocupação com as diferenças individuais, desenvolveram os primeiros estudos psicológicos de avaliar a inteligência. O francês Alfred Binet, interessou-se pela inteligência através de testes. Por meio desses testes, a inteligência é avaliada pelas tarefas. Essa foi também uma necessidade experimentada por Gesell preocupado em compreender a evolução da criança.
Apesar das diferenças Binet e Gessell estabeleceram padrões de comportamento para avaliar a inteligência ou o desenvolvimento da criança. Os fatores biológicos são os mais decisivos na determinação da inteligência e desenvolvimento tais padrões comportamentos são independentes de fatores externos ou do contexto social em que a criança vive. Não importa o lugar e a época em que a criança viva.
Se o ritmo e o desenvolvimento são biologicamente determinado, espera-se que certos comportamentos apareçam na mesma idade.
De acordo com a perspectiva inatista – maturacionista, a aprendizagem depende do desenvolvimento. Ou seja, o que a criança é capaz ou não de aprender é determinado pelo seu nível de inteligência.



TEORIA PSICOLÓGICA BEHAVIORISTA, AMBIENTALISTA, OU COMPORTAMENTALISTA

O modelo do condicionamento operante é a teoria behaviorista que mais teve aplicação na aprendizagem escolar, e para Skinner ensinar é planear um programa de contingências de reforço que permita ao aluno aprender novas condutas.


TEORIAS DO CONDICIONAMENTO E A PROGRAMAÇÃO DE OBJETIVOS DE ENSINO

A ênfase que o modelo pedagógico tecnicista dá à formulação muito precisa de objetivos educativos parece ser suficiente para uma programação eficaz, de desenvolvimento de processos de aprendizagem necessários, em vez de tomá-los como “(...) primeiro passo para estudar a ação que os processos de ensino tem que desenvolver para que, estimulando e guiando os processos de aprendizagem, o aluno alcance de alguma forma, os objetivos propostos. O projeto consiste em prever o processo de ensino mais adequado para despertar o processo de aprendizagem nas condições precisas para que o aluno alcance as metas pedagógicas. Partir de objetivos claros e definidos é fundamental adequar o projeto que prefigura tanto o processo de ensino como o de aprendizagem”. (Sacristán)
A crítica realizada pelo autor citado, estabelece que esta pedagogia visa, através da educação a mudança direcionada do comportamento, definindo com exatidão os objetivos operacionais que devem ser alcançados para promover estas mudanças, especificando:
1. O que o aluno deve fazer em termos de conduta final;
2. que objetivos específicos, o aluno deve alcançar, através das estratégias de ensino (ações), para manifestar a conduta prevista no objetivo geral.
Assim, surgem muitas interrogações como:
- Quantos objetivos específicos são necessários para se considerar plenamente alcançado um objetivo geral?
- Quando estará esgotado o mundo do observável, o significado de um conceito ou de um objetivo geral?
- Quais são os critérios de validação de uma hierarquia de objetivos?
- Que indicações são oferecidas de como conseguir desenvolver e dinamizar os processos necessários que influenciam o ensino?
Concluindo Sacritán argumenta: “(...) uma psicologia que descreve o ser humano como algo estático, não pode ajudar os educadores a estabelecerem uma metodologia pedagógica para alcançar esses resultados educativos”.

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA

Esta abordagem é caracterizada pelo primado do objeto (empirismo). O conhecimento é uma “descoberta” e é nova para quem a faz.
Na abordagem comportamentalista a experiência é a experimentação planejada como base do conhecimento.
Os modelos de ensino são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado.
O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levam a competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Homem: O homem é conseqüência das influências ou forças do meio ambiente.
Mundo: A realidade para Skinner é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído e o homem é produto do meio. O meio pode ser manipulado, sendo que o comportamento, por sua vez pode ser mudado modificando-se as condições das quais ele é uma função, ou seja, alterando-se os elementos ambientais. O meio seleciona.
Sociedade-Cultura: Para Skinner o ambiente social é o que chamamos de uma cultura, e por sua vez esta é quem da forma e preserva o comportamento dos que nela vivem. A cultura é entendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento. É um conjunto de contingências de reforço. Qualquer ambiente, físico ou social, deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza.
Conhecimento: A base do conhecimento é a experiência planejada. Além disso faz-se clara a orientação empirista dessa abordagem: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Educação: A educação, está intimamente ligada á transmissão cultural.
A educação segundo essa abordagem deverá transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades considerada básicas para a manipulação e controle do mundo/ambiente (cultural, social, etc.)
Esse sistema educacional tem como finalidade básica promover mudanças nos indivíduos, que implicam tanto em aquisição de novos comportamentos quanto a modificação de comportamentos já existentes.
Escola: A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela, portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural. A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc.
Ensino-Aprendizagem: Os comportamentos nos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestígio, etc.
O ensino para Skinner corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz.
Professor-Aluno: Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação.
Na abordagem comportamentalista o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
Metodologia: É uma categoria inovadora nesta abordagem, pois aqui se incluem a tecnologia educacional, e estratégias de ensino e o reforço no relacionamento professor-aluno.
A instrução individualizada através das máquinas de ensino livraria o professor até certo ponto, e respeitaria as características individuais de cada aluno.
Avaliação: A avaliação na abordagem comportamenal consiste em constatar se o aluno aprendeu e atingiu seus objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.

TEORIA DO APRENDIZADO

Comportamentalismo
 

Aprender é uma mudança de comportamento
A idéia principal do comportamentalismo é de que a aprendizagem ocorre como uma mudança de comportamento. São estudadas as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem.
Dentre as principais teorias comportamentalismtas, destacam-se:

O reflexo condicionado foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem. Forneceu um modelo que podia ser replicado e verificado em laboratório.
 

Aprendizagem consiste na formação de ligações estímulo-resposta, e são fixadas ou eliminadas em função das conseqüências. As associações que levam a um "estado  satisfatório" são aprendidas enquanto as que levam a um "estado desconfortável" tendem a ser eliminadas (Lei do Efeito). 

Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento das conexões estímulo-resposta herdadas pelos seres humanos chamadas reflexos. Novas conexões estímulo-resposta podem ser construídas através do condicionamento clássico pavloviano. Segundo Watson, o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.
 

O behaviorismo de Skinner fundamenta-se no fato de que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito. Fortalecidas por sucessivas aproximações, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até chegar ao comportamento desejado.



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